MedioTec 2017: São Paulo

Você Estudante da Rede Pública de Ensino: Já pensou em terminar o seu Ensino Médio pronto para atender as exigências do mercado de trabalho?

No ano de 2017 os estudantes de Ensino Médio das Escolas Públicas terão mais oportunidades para realizarem um Curso Técnico GRATUITO no contraturno das suas aulas regulares. Além de realizar o curso gratuitamente, o aluno receberá um auxílio estudantil para transporte e alimentação. O MEC (Ministério da Educação) lançou neste ano o Programa Mediotec, que visa fornecer uma Formação Técnica para Alunos do Ensino Médio. Em São Paulo foram abertas nesta primeira edição do programa 125 vagas para a Rede Privada de Ensino Técnico, e com muito orgulho, informamos que a ESSA Escola Técnica Profissionalizante foi escolhida para ofertar 75 vagas.

Estamos muito felizes e vamos neste post esclarecer todas as informações sobre o programa Mediotec: O que é? Como funciona? Quem pode participar? Como se inscrever e os Cursos oferecidos.

MedioTec-2017

MedioTec: O que é?

O MedioTec é um programa do Governo Federal que funciona como uma nova ação estratégica do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O objetivo deste novo projeto é ofertar cursos técnicos profissionalizantes para o aluno matriculado no ensino médio regular nas redes públicas estaduais de forma concomitante, ou seja, o aluno irá cursar o Ensino Médio em um turno e o Curso Técnico em outro.

O MedioTec acontecerá em parceria com as redes: Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Instituições Privadas de Ensino Técnico. Em São Paulo a ESSA Escola Técnica Profissionalizante foi escolhida para ofertar mais de 50% das vagas destinadas para as Instituições Privadas.  As vagas desta nova ação foram definidas após o levantamento das necessidades do mercado de trabalho, considerando dados atuais e previsões futuras.

Veja aqui as vagas por estado.

MedioTec: Quem pode participar?

As vagas dos Cursos Técnicos serão destinadas aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas, preferencialmente a partir do segundo ano. O processo de seleção ficará por conta das secretarias estaduais, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC.

Apenas alunos matriculados no ensino médio regular das redes públicas podem acessar as vagas do Mediotec.

Os critérios irão variar de estado para estado, mas em geral, serão consideradas as atividades de interesse do jovem e as características socioeconômicas (vulnerabilidade social e econômica) e características sociodemográficas (cidade, bairro e região) e meritocracia como critério de desempate.

MedioTec: Como se inscrever?

Tanto a seleção quanto o cadastro do aluno no MedioTec cabem às secretarias estaduais de educação. Assim, é necessário que o interessado se dirija à diretoria de sua escola ou à própria secretaria estadual de educação. Todo o processo seletivo também é gratuito e não haverá prova.

À partir do dia 13 de julho, terá início o período de matrícula no qual o estudante selecionado e pré-inscrito pela Secretaria de Educação deverá ir até a instituição de ensino onde irá cursar a formação técnica e apresentar, então, documentos como foto, certidão de nascimento ou casamento, histórico do ensino fundamental, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

MedioTec: Cursos

De um modo geral, os cursos listados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos identificados no Mapa de Demandas que serão ofertados pelo MedioTec.

Os Cursos Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho da ESSA foram escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para o programa MedioTec. Estes cursos foram identificados através de um mapeamento do mercado de trabalho e renda, considerando as prospecções de crescimento econômico e social do país, proporcionando maior união entre esses cursos e as demandas.

Mediotec e Pronatec: Quais são as principais diferenças entre este programa e os anteriores?

Existem duas caraterísticas principais no programa Mediotec que o difere das versões anteriores do Pronatec (O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

A primeira refere-se ao nível de escolaridade para participação. Nas edições anteriores que ocorreram durante os anos de 2011 a 2014, qualquer cidadão de qualquer idade poderia se inscrever e participar desde que possuíssem o Ensino Médio concluído na rede pública de ensino, enquanto o Mediotec destina-se apenas a Estudantes que estão cursando o Ensino Médio Regular da Rede Pública de Ensino. Esta mudança ocorreu especialmente porque no Brasil o índice de desemprego é maior entre os jovens.

Outra caraterística importantíssima do MedioTec é a concessão de uma assistência estudantil a todos os alunos matriculados. Esta assistência deve subsidiar os custos com alimentação e transporte, durante o período de permanência na escola. Este benefício poderá ser fornecido através de serviços de alimentação e transporte, ou por meio de pagamento de bolsa.

E ai está esperando o que? Procure agora a diretoria da sua escola e inscreva-se J

Fonte: http://portal.mec.gov.br/mediotec/

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s